Sobre o tema

Ócio, Jogo e Brincadeira: aprendizagens e mediação intercultural

A 8.ª conferência de Mediação Intercultural e Intervenção Social, a realizar online, nos dias 27 e 28 de novembro de 2020, tem por tema Ócio, Jogo e Brincadeira: aprendizagens e mediação intercultural.

O Ócio, o Jogo e a Brincadeira produzem aprendizagens, criatividades, reflexividades e são mediados não só por terceiras pessoas, mas também pelas circunstâncias sociais da história de vida dos implicados. Nestes processos há comunicação, consigo próprio, através da reflexão com o eu, e com o outro com quem se joga ou brinca. E comunicação é mediação, seja intramediação, nessa autocompreensão e autodefinição de si em que a reflexão é fulcral para a definição da autoidentidade, seja intermediação com o(s) outro(s) com quem se brinca ou joga, sejam eles pares ou gerações jovens, adultas, ou mais velhas.

Na sociedade atual, o ócio, a brincadeira e o jogo assumem configurações complexas e, por vezes, contraditórias, na articulação das suas diferentes dimensões no espaço, no tempo da vida quotidiana e nas biografias individuais (nas idades jovens, adultas e idosas).

A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria e o CICS.NOVA.IPLeiria convidam mediadores interculturais, professores, educadores, investigadores, cientistas sociais, da educação e do desporto, educadores sociais, assistentes sociais e animadores e outros interventores sociais, a debater a importância do Ócio, do Jogo e da Brincadeira enquanto espaços e tempos de aprendizagem, socialização, sociabilidade e interculturalidade.

Saber mais +

powered by eventQualia